Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre
Quem somos

Somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, desde 2005, vem se aprimorando e respondendo às demandas que surgem na região, em conformidade com as orientações legais definidas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Missão
Propiciar as crianças e adolescentes condições para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e atuante através da descoberta e interiorização de valores éticos como:
• Valorização da vida;
• Participação ativa;
• Diálogo;
• Respeito mútuo;
• Cooperação;
• Partilha;
• Senso crítico frente à realidade cotidiana.
Visão
-
Ser reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido com o usuário, família e comunidade;
-
Ser o elo entre cidadania e garantia de direitos;
-
Consolidar suas as ações dentro da política da assistência social;
-
Efetivar e ampliar a participação nos serviços da rede e equipamentos da região extremo sul;
-
Garantir ao usuário escuta qualificada e encaminhamentos assertivos.
Valores
-
Competência
-
Credibilidade
-
Ética
-
Integridade
-
Responsabilidade
-
Acolhimento
-
Solidariedade
-
Transparência
-
Valorização Das Pessoas
SCFV
O SCFV destina-se à população em situação de vulnerabilidade social advindas de fatores como pobreza, falta de acesso aos serviços públicos e fragilização de vínculos familiares, afetivos e comunitários. Tem como objetivo principal despertar no indivíduo a capacidade de realização pessoal e social, estimulando o protagonismo e a autonomia, fortalecendo suas relações no âmbito familiar e comunitário. Busca prevenir situações de risco pessoal e social por meio de ações que desenvolvam o sentimento de pertencimento e identidade, além de estimular a socialização e contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. Os atendimentos possuem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. Atende jovens dos 6 aos 14 anos e envolve atividades artísticas, culturais, esportivas, entre outras. Com foco na proteção e desenvolvimento, busca assegurar um espaço de referência para o convívio grupal, comunitário e social, complementando, assim, as relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Trabalho Educativo
O TE atende jovens dos 15 aos 17 anos e tem por objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, com foco no seu retorno e/ou permanência na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Questões sobre a juventude são abordadas, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de valores e atitudes que reflitam no desenvolvimento integral do jovem. A capacidade comunicativa e a inclusão digital são trabalhadas, de modo a preparar e orientar o jovem para a escolha profissional, assim como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer. Se busca valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social; criando oportunidades de acesso a direitos; estimulando práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo de jovens no espaço público




